13 de Agosto

Ozeias Araújo

Tenho 24 anos, maranhense que mora em Fortaleza desde 2009.
Atuo na Fotografia desde 2019, sempre procurando mostrar o mais cru, real e simples da vida.
Vejo a fotografia uma ferramenta de informação e comunicação.

Luiz Freire

Nasceu em Fortaleza, no ano de 1989. Artista visual e educador. Possui formação em Licenciatura em Artes Visuais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE.
Formação Técnica em Cineclube pelo Projeto Pontos de Corte-Turma 2016 da Escola de Formação em Audiovisual do Ceará- Vila das Artes em parceria com a Universidade Federal do Ceará-UFC. Artista premiado nos Editais Culturais 2016-2017 da Temporada de Arte Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura na categoria Fotografia. Foi aluno e colaborador da Rede Cuca entre 2010, 2012-2014 e 2015- 2016, respectivamente. Sua prática artística acontece por meio de projetos interligados entre fotografia, audiovisual, arte urbana, educação ambiental, esportes náuticos e o ensino de Artes Visuais explorando práticas coletivas sobre memórias, narrativas visuais e identidades.

 

 

Pepyaká krikati do Povo krikati


Tenho um perfil no Instagram chamado @pepyaka_click_clickando voltado para culturas indígenas e características dos povos indígenas.
Fotógrafo Indígena comunicador da COIAB, premiado no Prêmio de Fotografia Indígenas BR- Centro Cultural Vale Maranhão(CCVM).
Fiz parte da cobertura Levante Pela Terra que ocorreu em junho de 2021, Brasília – DF.

Marcela Lisboa

Marcela Lisboa é cria do Complexo da Penha, jornalista por formação, curadora,
pesquisadora e diretora criativa e executiva na Naya, uma agência de impacto criativo
pensando a partir das periferias do Brasil.

 

14 de Agosto

Byya Kanindé

Meu nome é Antônia Beatriz Silva Lourenço, conhecida como byya kanindé, tenho 18 anos, sou da aldeia do povo kanindé de Aratuba, Zona Rural, sempre morei na aldeia, filha de agricultor e militante do movimento indigena. Trabalho com áudio visual “Fotografia”, deste meus 15 anos, através de um projeto cineastas indígenas, juntamente com a associação de mulheres indígenas, gosto de registrar o dia a dia da minha aldeia, mas elaboração de autorretrato. Sou um pouco disso, uma menina alegre, batalhadora, e que sempre está na luta

Pamela Queiroz

Pâmela Queiroz é jornalista pela UFCA (2019)  como trabalho de conclusão de curso “Cariri Retinto: imagem e (re)construção dos corpos negros na comunidade quilombola de Catolé em Potengi”, fotógrafa, mestranda em comunicação pela UFRJ, estuda o processo de aquilombamento imagético nas produções visuais com ênfase em mulheres negras. Navega nas linguagens corporais existentes entre a imagem e o som. Realizou a série de retratos “Cariri Retinto” realizada junto a comunidade quilombola de Catolé em Potengi – Ce (2019). No cinema está atuando como assistente de direção e responsável pela fotografia de cena do longa-metragem “Verbo Ser”. Produtora do podcast narrativo CocadaCast, contemplado pelo SoundUp Spotify (2020-2021).

 

Vilma Neres

É fotógrafa, jornalista e pesquisadora. Mestra em Relações Étnico-Raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, na linha de pesquisa “Campo Artístico e Construção de Etnicidades” e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Jorge Amado.

 É autora da dissertação “Trajetórias e olhares não convexos das (foto)escre(vivências): condições de atuação e de (auto)representação de fotógrafas negras e de fotógrafos negros contemporâneos“, através da qual refletiu a respeito das trajetórias da fotógrafa baiana Lita Cerqueira e do fotógrafo mineiro Januário Garcia.

Recentemente lançou o seu primeiro livro, intitulado “A escrita com a luz das fotoescrevivências“, em abordagem de práticas fotográficas e reflexões em torno das trajetórias sociais de cinco fotógrafas e dois fotógrafos negros baianos: Lita Cerqueira, Sônia Chaves, Dora Sousa, Rita Conceição, Áurea Sant’Anna, Lázaro Roberto e Alberto Lima.

 

Leonardo Lopes dos Santos

Cria da Favela de Vila Aliança, Zona Oeste do Rio de Janeiro, Leonardo é professor de Geografia da rede pública de ensino, Filmmaker e Fotógrafo documentarista, é colaborador da Revista Filhos da Rua, atuando principalmente na periferia carioca.